html> Revista Zingu! - arquivo. Novo endereço: www.revistazingu.net
Dossiê André Luiz Oliveira

Entrevista com André Luiz Oliveira

Por Gabriel Carneiro
Fotos: Dênis Arrepol

André Luiz Oliveira é um dos ícones do chamado Cinema Marginal – termo que ele refuta -, devido ao seu filme Meteorango Kid, o herói intergalático. Realizou dois outros longas-metragens, A Lenda de Ubirajra e Louco por Cinema – e já finalizou outro, Sagrado Segredo -, mas sem obter o mesmo reconhecimento, ao menos, até o momento.

Ao longo de seus 40 anos de carreira, trabalhou com importantes pessoas do cinema, hoje um pouco esquecidas. Porém sua carreira é instável. Fez um bocado de curtas-metragens, mas afastou-se completamente do cinema por quase vinte anos – era a maneira de se encontrar enquanto pessoa. Muito ligado às forças espirituais, reconciliou-se com o cinema, sempre produzindo no campo audiovisual, e passou a se dedicar à música.

Mesmo com poucos filmes no currículo, André Luiz é um cineasta que merece ser redescoberto, ter suas obras revistas, e perpetuar seu nome na história do cinema brasileiro. Dois de seus longas-metragens, saíram em DVD. Meteorango Kid, o herói intergalático, lançado pela parceria Heco Produções e Lume Filmes através do selo Coleção Cinema Marginal Brasileiro, pode ser encontrado em diversas lojas, inclusive nas virtuais. Louco por Cinema foi lançado pela ASA Cinema e Vídeo, mas ainda não encontrou distribuição.

Em entrevista exclusiva para a Zingu!, André Luiz conta sua carreira, como entrou no cinema, os problemas que teve, porque se afastou da área e porque voltou.

Parte 1: Começando no cinema

Parte 2: Meteorango Kid e a contracultura

Parte 3: A Lenda de Ubirajra e o afastamento do cinema

Parte 4: Louco por Cinema e a redenção



<< Capa